O Comitê de Investimentos da Transparenza realizou sua reunião na última segunda-feira, 23 de julho, com o objetivo de discutir as tendências do mercado global e determinar a alocação estratégica de seus investimentos.
O cenário macroeconômico apresenta desafios significativos, incluindo um conflito militar no Iraque, indefinições acerca das tarifas comerciais e da política fiscal americana. Adicionalmente, a pressão exercida pelo Presidente Trump por uma redução nas taxas de juros nos EUA contribui para o enfraquecimento do dólar em escala global. Em contrapartida, os mercados de ações demonstraram resiliência, recuperando-se das perdas de abril e aproximando-se de máximas históricas nos Estados Unidos, Europa e Brasil.
Em um ambiente de alta volatilidade, nosso comitê optou por manter a recomendação de alocação em renda fixa global. Adicionalmente, as taxas de juros reais no Brasil, que superam 7% ao ano, são vistas como uma oportunidade de investimento bastante atrativa. Ressaltamos a importância da diversificação global das carteiras de investimento no presente momento. As principais deliberações do comitê encontram-se no documento anexo.